Prémio Literário Aldónio Gomes


#VENCEDOR

Paula Teixeira de Queiroz vence Prémio Literário Aldónio Gomes 2013 link



Com o intuito de desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita, o Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria da Universidade de Aveiro, decidiu instituir em 2011, sob proposta da aluna Célia Alves Resende de Bastos, um Prémio Literário, que viria a receber o nome de Aldónio Gomes, com o intuito de honrar a memória deste insigne pedagogo e grande estudioso e divulgador da língua portuguesa e das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, cujo espólio foi doado ao Departamento de Línguas e Culturas (ver nota biográfica em http://www.ua.pt/dlc, em http://blogs.ua.pt/dlc e em http://www.facebook.com/ua.dlc).

REGULAMENTO


Artigo 1.º

Instituição, finalidade e âmbito

1. Este regulamento define as normas que regem as edições do concurso PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES, instituído pelo Departamento de Línguas e Culturas, em parceria com a Reitoria da Universidade de Aveiro, que tem como objetivos estimular a criação literária e a revelação de novos autores.

2. O Prémio, revelado no dia 22 de maio de 2013, destina‐se a galardoar um inédito de autor português ou de país de língua oficial portuguesa, nas categorias de novela ou de conto.


Artigo 2.º

Natureza do Prémio

1. O prémio consiste na edição da obra e na doação de 20% de exemplares ao autor, não havendo lugar ao pagamento de direitos de autor correspondentes à primeira edição, cuja tiragem até 500 exemplares é da responsabilidade das entidades proponentes.

2. A entrega do prémio será feita em cerimónia pública, no dia 15 de dezembro de 2013, dia do aniversário da Universidade de Aveiro.


Artigo 3.º

Júri do concurso

1. O Júri, presidido pelo Diretor do Departamento de Línguas e Culturas ou por um representante por ele designado, é composto por cinco individualidades de reconhecida idoneidade e prestígio:

a) duas indicadas pelo Departamento de Línguas e Culturas;

b) duas indicadas pela Reitoria da Universidade de Aveiro;

c) uma indicada pela Câmara Municipal de Aveiro.

2. As deliberações do Júri são tomadas por maioria e da decisão final não cabe recurso.

3. Não podem integrar o Júri quaisquer intervenientes, diretos ou indiretos, nas obras a concurso.

4. O Júri deve elaborar um texto crítico da obra premiada para ser lido publicamente nas sessões de divulgação e de entrega do Prémio.


mantenha-se atualizado!


Artigo 4.º

Concurso

1. O concurso para atribuição do PRÉMIO LITERÁRIO ALDÓNIO GOMES é publicitado na imprensa e na página da Internet do Departamento de Línguas e Culturas (http://www.ua.pt/dlc).

2. São admitidas exclusivamente as obras inéditas escritas em português, de autores portugueses ou de países de língua oficial portuguesa.

3. Da obra inédita a concurso, deve o autor entregar cinco exemplares, sujeitos às seguintes regras:

a) Texto impresso dos dois lados, em formato A4, paginado e escrito a espaço 1,5, letra tipo Times New Roman, tamanho 12, com um mínimo de 50 páginas e um máximo de 200 páginas;

b) Páginas devidamente agrupadas e agrafadas ou presas por qualquer outro sistema;

c) Capa com o título da obra e o pseudónimo do seu autor;

4. Cada concorrente poderá apresentar mais do que um trabalho, desde que os envie separadamente e com pseudónimos diferentes.


Artigo 5.º

Candidatura e prazo de entrega

1. A data limite para apresentação dos originais é o dia 28 de fevereiro de 2013.

2. As obras a concurso podem ser enviadas por correio, registado e com aviso de receção, ou entregues em mão na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, em envelope fechado, com o seguinte endereço:

“Prémio Literário Aldónio Gomes"
Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Universidade de Aveiro
3810‐193 AVEIRO

3. Dentro deste envelope deve estar um outro envelope fechado, com o pseudónimo não conhecido escrito no exterior, e, no interior, a identificação do autor, o telefone, a morada e o e‐mail.


Artigo 6.º

Apuramento e classificação

1. O Júri disporá de quarenta dias para proceder à classificação.

2. Não há lugar a prémios ex aequo, reservando‐se o Júri o direito de não atribuir o Prémio se considerar que nenhuma obra o justifica.

3. Tomada a decisão, o Júri elabora uma ata final com a classificação, que será apresentada e publicitada no dia 22 de maio de 2013.

4. Os exemplares não premiados são entregues, na Secretaria do Departamento de Línguas e Culturas, aos autores que os reclamem até ao 28 de junho do ano em que decorre o concurso.

5. Os exemplares que não tenham sido reclamados até ao dia 28 de junho, são destruídos no dia 1 de julho do ano em que decorre o concurso.


Artigo 7.º
Informações

Os pedidos de informação devem ser dirigidos a:
Diretor do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
Universidade de Aveiro
3810‐193 AVEIRO

Telef.: 00351 234370358
e‐mail: dlc.direccao@ua.pt


Artigo 8.º

Casos omissos

Os casos omissos e as dúvidas de interpretação são resolvidos pelo Júri, de cuja decisão não há recurso.


Artigo 9.º

Entrada em vigor

O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.


Aveiro, 25 de setembro de 2012


*

Fonte: Universidade de Aveiro (UA)


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

3 disseram

Clique aqui para disseram
Ana Paula Dias
Administrador
2 de dezembro de 2012 18:25 ×

Só assim para ver se a pessoas escrevem mais.

Ideia Ampla
Um xero,Ana.

Responder
avatar
6 de janeiro de 2013 09:25 ×

OQUE É PÁGINA AGRAFADA ? NÃO GOSTEI DO CRITÉRIO IMPRESSO NOS DOIS LADOS , ISSO DÁ UM TRABALHO INFERNAL DE SE FAZER NA IMPRESSORA LASER .

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
25 de janeiro de 2013 03:21 ×

Informações muito vagas.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário