1º Prêmio Pernambuco de Literatura


1º Prêmio Pernambuco de Literatura



VENCEDORES
Grande Prêmio (20 mil)
Olho morto amarelo - Bruno Guimarães Liberal (Petrolina)

Prêmios (5 mil)
O livro de Corintha - Fernando Antônio de Barros Monteiro (Recife)
Recife, no hay - Delmo Montenegro da Silva Júnior (Recife)
O metal de que somos feitos - José Walter Moreira dos Santos (Vitória de Santo Antão)
Discursos e Anatomias- Jeilson José Ferreira da Silva (Passira)

MENÇÃO HONROSA
15 dias de ócio em 50 páginas - Mário Gonçalves de Barros (Recife)
A volta do rei do cangaço - Euclides José de Almeida Júnior (Capoeiras)
Adorável brinquedo - José Agassiz Vasques Macêdo (Recife)
Arremessos de um dado viciado - Ednaldo Francisco do Carmo Júnior (Paulista)
Digo que é noite - Rejane Gonçalves dos Santos (Olinda)
Memorial dos mortos - Carlos Roberto Magalhães Numeriano (Recife)
Memórias para um livro de Nina - Rejane Maria dos Guimarães Paschoal (Paulista)
O beato - Tarcízio Rodrigues da Silva (Serra Talhada)
O duende negro - Fernando Farias Guerra (Surubim)
O lume e o agreste - Fabiano Costa Coelho (Recife)
O porto distante - Paulo Afonso Correia de Paiva (Recife)
Padaria CDU - Artur Rogério Coelho de Carvalho (Recife)
Planta baixa - Cleyton José de Andrade Cabral (Recife)
Quatro cavalos - Luiz Felipe de Queiroga Aguiar Leite (Recife)
Trem do silêncio - Paulo Sérgio Ferreira da Costa (Recife)

detalhes aqui!



O Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura - SECULT e da Companhia Editora de Pernambuco - CEPE, institui por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico - FUNDARPE, o "I Prêmio Pernambuco de Literatura", nos termos e condições estabelecidos neste Edital.

O edital tem como objetivo fomentar a produção literária em todas as Macrorregiões de Pernambuco através de uma política editorial, ancorada ao Plano Nacional do Livro e Leitura, que visa democratizar o acesso ao livro com edições de baixo custo. Ao mesmo tempo, apresenta-se como uma estratégia de promover a distribuição e circulação da literatura contemporânea pernambucana, aliando-se a outras atividades de fruição e formação de público leitor desenvolvidas pela SECULT-PE/FUNDARPE.

O Edital podera ser obtido na portaria da CEPE, localizada na Rua Coelho Leite, 530 - Santo Amaro Recife - PE, 50100-140, na Coordenadoria de Literatura da SECULT-PE, localizada na Rua da União, 263 1º andar – Boa Vista, ou nos sites da FUNDARPE (www.fundarpe.pe.gov.br) e CEPE (www.cepe.com.br/).

Esclarecimentos e informacoes aos interessados serão prestados pela Coordenadoria de Literatura ou pela CEPE, nos enderecos citados, de segunda a sexta-feira das 8h as 17h pelos telefones (81) 3184-3166/ 3183-2700 ou pelo e-mail literatura.secultpe@gmail.com.


mantenha-se atualizado!


1. DO CONCURSO

1. 1. Constitui objeto deste concurso:
i. a seleção, premiação e publicação de livros inéditos, escritos em língua portuguesa por residentes nas quatro Macrorregiões do Estado (de Pernambuco), a saber, Agreste, Região Metropolitana, Sertão e Zona da Mata.
ii. a criação de uma lista de autores para atividades de Literatura desenvolvidas pela SECULTPE/FUNDARPE.

Parágrafo primeiro: Entende-se por inédito o original não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero até a divulgação do resultado e entrega dos prêmios aos vencedores.

1.2. Concorrerão a este edital livros dos gêneros conto, poema ou romance.

2. DAS INSCRICOES

2.1. Poderão participar do I Premio Pernambuco de Literatura pernambucanos(as) ou residentes em atividade no Estado há pelo menos 1 (um) ano.
2.2.1. Cada autor(a) poderá participar com apenas uma obra.

2.3. Os(as) autores(as) concorrerão entre si nas regiões onde têm domicílio.


Parágrafo único: Os(as) autores(as) deverão incluir, no ato de inscrição, declaração de residência (modelo no anexo 1) assinada. Na hipótese de, por qualquer razão, restar comprovada a falsidade das informações apresentadas, quando desta declaração, o(a) autor(a) responsável, além de responder às sanções legais cabíveis, terá seu projeto excluído do certame.

2.4. As inscricoes sao gratuitas e deverao ser feitas no periodo de 30 (trinta) de novembro de 2012 a 30 (trinta) de janeiro de 2013, devendo o envelope descrito no item 2.7.1. ser protocolado na sede da CepeCompanhia Editora de Pernambuco ou enviado pelos Correios, valendo, neste caso, a data do registro.

2.5. So serao aceitos os trabalhos entregues dentro do prazo estipulado.

2.6. A inscricao estara efetivada a partir do recebimento dos documentos pelos organizadores.

2.7. Os documentos para inscricao deverao ser encaminhados observando-se os seguintes
procedimentos:
2.7.1. Envelope n. 1 – O envelope no 1 devera conter:

• 4 (quatro) vias encadernadas, com folha de rosto, na qual deverao constar apenas o TITULO da obra e o PSEUDONIMO (obrigatorio) do(a) autor(a).

• o envelope n. 2, devidamente lacrado.





2.7.1.1. No Envelope n. 1 devera constar:

DESTINATÁRIO:
I PRÊMIO PERNAMBUCO DE LITERATURA
CEPE – Companhia Editora de Pernambuco
Rua Coelho Leite, 530 - Santo Amaro Recife - PE,
CEP: 50100-140

REMETENTE:
Nome do(a) autor(a)
Endereço do(a) autor(a)

2.7.1.2. No caso de envio via Correios, somente serao aceitos os trabalhos postados no periodo indicado no item 2.4.
2.7.1.3. Para os envelopes protocolados na sede da CEPE, no endereco citado no item 2.7.1.1., serão emitidos comprovantes de recebimento.
2.7.1.4. O carimbo de postagem do Sedex servirá como documento de comprovação da data de inscrição para os trabalhos enviados via Correios.
2.7.1.5. Os custos de postagem correrão por conta dos candidatos.
2.7.1.6. Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, trocas, alterações, inserções ou exclusões de partes em quaisquer obras após a entrega, ainda que dentro do prazo de recebimento.


2.8.2. Envelope nº 2 – Para efeito de identificação, o autor deverá enviar junto com a obra um envelope lacrado, chamado envelope nº 2 “IDENTIFICAÇÃO”, externamente identificado somente com o título da obra e o pseudônimo. O envelope deverá conter a declaração de residência (anexo 1), a ficha de identificação devidamente preenchida e declaração de autoria (anexo 2, modelos disponíveis nos sites www.fundarpe.pe.gov.br e www.cepe.com.br), acompanhadas de fotocópias da cédula de identidade, de CPF e comprovante de residência.
2.8.2.1. A não apresentação dos documentos indicados implicará na desclassificação da inscrição.

2.9. O texto devera ser impresso em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman, tamanho 12, estilo normal, na cor preta; paragrafo de alinhamento justificado (romance e conto) ou alinhado a esquerda (poema); espaco entrelinhas duplo; 2,5cm em todas as margens e impressos em papel A4. Textos que estiverem fora da formatacao indicada serao desclassificados.

Parágrafo único: As obras podem ser formatada de maneira diversa da proposta no item anterior, sempre que os elementos tipográficos ou visuais colaborem na construção dos sentidos dos textos.

2.9.1. A obra enviada devera ter entre 50 e 300 paginas.

2.10. É vedada a participação deste concurso de membros da Comissão Julgadora, servidores da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Fundarpe e da Companhia Editora de Pernambuco, seus cônjuges, parentes e afins até 3º grau.


3. DO JULGAMENTO

3.1. O julgamento das obras será efetuado em duas etapas, entre os dias 31/01/2013 a 15/04/2013.

3.2. O julgamento das obras na primeira etapa competirá a uma Comissão Julgadora, nomeada conjuntamente pela SECULT/FUNDARPE e CEPE, composta de 1 (um) presidente e 3 (três) membros, de comprovada vinculação com a área literária. A composição da comissão será mantida em segredo até a nomeação dos vencedores do concurso.
3.2.1 Em caso de impossibilidade de participação de algum membro da Comissão Julgadora, o presidente designará um suplente.
3.2.2. Caberá à Comissão Julgadora da primeira etapa indicar até 20 (vinte) livros finalistas, sendo até 5 (cinco) de cada Macrorregião, à Comissão Julgadora da segunda etapa.

3.3. O julgamento das obras na segunda etapa competirá a quatro membros do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco mais um representante nomeado pela Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco.
3.3.1 Caberá à comissão julgadora da segunda etapa indicar até 5 (cinco) obras vencedoras e escolher,
entre eles, o ganhador do Grande Prêmio.
3.3.2. Serão selecionados até 5 (cinco) vencedores, sendo: 1 (um) para o Sertão, 1 (um) para Zona da Mata, 1 (um) para Agreste e 2 (dois) para Região Metropolitana.

3.4. A Comissão Julgadora do Prêmio terá plena autonomia de julgamento, não cabendo recurso às suas decisões.


3.5. O resultado do Concurso será divulgado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco e nos sites da SECULT/FUNDARPE e CEPE.

3.6. O processo de seleção e julgamento será registrado em ata firmada pelos membros da Comissão Julgadora.

3.7. Caso a Comissão Julgadora do Prêmio considere não haver livros aptos a serem premiados em determinada Macrorregião, a premiação será remanejada para o melhor livro escolhido entre os classificados das Macrorregiões restantes, sem prejuízo para o objeto deste prêmio.



4. DA PREMIAÇÃO

4.1. A divulgação do resultado (prevista para a segunda quinzena de março de 2013) e a entrega dos prêmios ocorrerá em datas a serem oportunamente divulgadas no Diário Oficial do Estado e nos sites da SECULT/FUNDARPE (www.fundarpe.pe.gov.br ) e CEPE (www.cepe.com.br).

4.2. O concurso conferirá entre vencedores os seguintes prêmios:
4.2.1. Entrega de até 5 (cinco) prêmios no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) brutos para cada um(a) dos(as) cinco finalistas em cada macrorregião, segundo previsto no item 3.3.2.;
4.2.2. Entrega de 1 (um) prêmio especial de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) brutos para um(a) dos(as) cinco finalistas, intitulado de Grande Prêmio.
4.2.3. Publicação dos títulos vencedores pela Companhia Editora de Pernambuco, com tiragem de 1.000 (mil) exemplares;
4.2.4. Entrega de 100 (cem) exemplares do livro a ser publicado, a título de direitos autorais, para cada vencedor(a);

4.4. Sobre os prêmios indicados incidirão os tributos e demais contribuições previstas em lei.

4.5. Os(as) vencedores(as) se compromentem de, no ato do recebimento do prêmio, firmar termo de compromisso com o objetivo de realizar, a título de contrapartida, ao menos uma atividade de formação de público leitor (oficina, palestra, recital etc.) dentro da programação desenvolvida pela Secretaria de Cultura do Estado ou em parceria com bibliotecas públicas, espaços de leitura e afins, no prazo de um ano a contar da assinatura do termo.

4.6. A Secretaria de Cultura se comunicará com a devida antecedência com os(as) vencedores(as) para discutir datas e formato da(s) atividade(s) propostas.

4.7. A CEPE terá exclusividade na edição das obras vencedoras e a ela será concedido o direito de fazer os ajustes necessários para garantir a qualidade gráfica e editorial das obras premiadas.

4.8. De cada obra publicada, 300 (trezentos) exemplares serão destinados à CEPE, facultado a ela o direito de comercialização dessa tiragem; 600 (seiscentos) exemplares serão destinados à SECULT/FUNDARPE, que se comprometerá de distribuí-los entre bibliotecas públicas, espaços de leitura, universidades e crítica especializada.


5. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

5.1. O concurso poderá ser revogado em qualquer uma de suas fases, por motivos de oportunidade e conveniência administrativa, devidamente justificadas, sem que caiba aos respectivos participantes direito a reclamação ou indenização.

5.2. Os trabalhos inscritos não serão devolvidos aos autores em hipótese alguma.

5.3. O resultado do concurso será divulgado no Diário Oficial do Estado, nos sites da FUNDARPE e CEPE. Os ganhadores serão informados por e-mail.

5.4. Os finalistas da primeira etapa do Prêmio Pernambuco de Literatura receberão certificado de menção honrosa pela participação no concurso.

5.5. Os finalistas da primeira etapa serão adicionados a uma lista de consulta para eventuais atividades de literatura desenvolvidas pela SECULT/FUNDARPE.

5.5. Os casos omissos serão resolvidos pelos organizadores, ouvidas a Coordenadoria de Literatura e a Comissão Julgadora, quando necessário.

Recife, 24 de novembro de 2012.

Fernando Duarte da Fonseca
Secretário de Cultura do Estado de Pernambuco

Severino Pessoa dos Santos
Diretor Presidente da FUNDARPE

Leocádia Alves da Silva
Diretora Presidente da CEPE

Edson Ricardo Teixeira de Melo
Diretor de Produção e Edição da CEPE




*
Notícias: aqui.
Fonte: CEPE


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 disseram:

Clique aqui para disseram
Ronaldo souto maior
Administrador
17 de maio de 2014 11:41 ×

Gostaria de tomar conhecimento quando é que vai sair o resultado do Concurso Literário que se encerrou em 2014, já estamias! obrigado pela atenção!!!os chegando em fins de maio e não há notíc

Ronaldo souto maior
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário