Prêmio UFF de Literatura 2013


#Resultado

Tendo como homenageado Vinicius de Moraes, a sétima edição do Prêmio UFF de Literatura apresenta a lista dos autores cujas poesias, contos e crônicas integrarão a antologia a ser lançada no dia 17 de dezembro, quando será conhecido o resultado final do concurso literário promovido pela Universidade Federal Fluminense. O anúncio do primeiro lugar de cada uma das três categorias – que ganhará o Troféu Itapuca e um laptop – ocorrerá durante cerimônia realizada no auditório da Academia Fluminense de Letras, no prédio da Biblioteca Pública de Niterói. O concurso tem o patrocínio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, da Fundação Euclides da Cunha e da Pró-Reitoria de Extensão da UFF.

Poesia

C. Tito
Carlos Benites
Giulia Barão
Heloisa de Queiroz Telles Arrobas Martins
J L Silva
Jacqueline Salgado
Julio Cattapan
Lucia de Oliveira Mendana
Lucianne Michelle de Menezes
Luciano Motta
Luiz Gavri
Marcio Dison
Maria Elisa Souto Bessa
Marina Gouvêa do Nascimento
Roberta Toledo
Ronaldo Henrique Barbosa Junior
Siomara Spinola
Tatiana Alves
Valéria Áureo
Vanina Cruz

Crônicas

Adriana Virtuoso Campos
Bruno Fernandes Zenobio de Lima
Caio Coêlho
Carlos Benites
Cecília Guimarães
Cristina Lobo
Edih Longo
Francisco Protasio
Giselda Penteado Di Guglielmo
Jacqueline Salgado
Melyssa Ortiz
Paulo de Tarso Porrelli
R. Lousa dos Santos
Siomara Spinola
Sônia Palmisciano
Tatiana Alves
Tatiana Druck
Thiago Luz
Valéria Áureo
Wagner Torres

Contos

Afonso Machado
Benito Petraglia
Carlos Pessoa Rosa
Cibelih Hespanhol
Iara Sydenstricker
João Carlos Viegas
Laércio Lopes
Lima Leal
Luci Afonso
Lygia Roncel
Marcos Mairton
Maria Elisa Souto Bessa
Marina Tschernyschew
Novaes/
Rafael Reginato
Rita Magnago
Simone Xavier de Lima
Solange Mezabarba
Thiago Grisolia
Winter Bastos


Veja a lista completa no site da Editora UFF


CONTOS, CRÔNICAS E POESIAS

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes, nosso grande poeta será o homenageado pelo Prêmio UFF de Literatura. “A vida é a arte do encontro,/embora haja tantos desencontros pela vida” são os célebres versos que servirão de tema para nosso concurso.


REGULAMENTO

I – Do objetivo

Promovido pela Editora da Universidade Federal Fluminense (EdUFF), este concurso tem como objetivo estimular a produção literária e incentivar a cultura, premiando contos, crônicas e poesias.


II – Das condições

1 – Poderão participar do PRÊMIO UFF DE LITERATURA escritores de língua portuguesa, editados ou inéditos, independentemente de sua nacionalidade.

2 – O texto apresentado deverá ser rigorosamente inédito, seja na forma impressa, seja na forma eletrônica.

3 - Serão automaticamente desclassificados textos que se descubra já terem sido publicados em blogs, sites ou em quaisquer outras formas de divulgação.

4 – Não serão aceitas obras póstumas nem assinadas por grupos.

5 – É vedada a participação de membros da comissão organizadora do 7o PRÊMIO UFF DE LITERATURA.

6 – Cada concorrente poderá participar com apenas 1 (um) texto, em cada categoria, sendo vedada a coautoria.

7 – Os participantes poderão concorrer em mais de uma categoria, enviando os trabalhos nas várias categorias com um único pseudônimo, num mesmo envelope.

8 - Celebrando o centenário do poeta Vinicius de Moraes, o tema proposto é: “A vida é a arte do encontro,/embora haja tantos desencontros pela vida”.

9 - CONTO: Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 2cm. Os contos não poderão ultrapassar o limite de 4 (quatro) páginas. Cada página deverá ter no máximo 30 linhas.

10 – As crônicas e poesias não poderão exceder 3 (três) páginas, cada página com no máximo 30 linhas. Os autores deverão utilizar fonte Times New Roman tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e todas as margens medindo 2cm.



mantenha-se atualizado!


III – Da inscrição

1 – As inscrições estarão abertas até 2 de julho de 2013.

2 – Os trabalhos deverão ser enviados pelo correio em carta registrada ou via Sedex para: 7o PRÊMIO UFF DE LITERATURA - EDITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (EdUFF), RUA MIGUEL DE FRIAS, 9, ANEXO, SOBRELOJA, ICARAÍ, NITERÓI, CEP – 24220-900, ou entregues neste endereço. Os textos deverão ser remetidos a tempo de chegarem à EdUFF até o dia 2 de julho de 2013.

3 – Serão automaticamente desclassificados os textos que chegarem à editora após o dia 2 de julho de 2013.

4 – Os textos, em 4 (quatro) vias impressas, com as páginas numeradas e grampeadas, deverão apresentar apenas o título do trabalho e o pseudônimo do autor. O pseudônimo escolhido não pode permitir a identificação do autor. Logo, é vedada a utilização dos nomes literários, que o autor utilize ao publicar seus textos.

5 – As cópias impressas deverão vir acompanhadas de um CD com: versão digital (compatível com o Word do Windows) do(s) texto(s) e dos dados do autor (NOME, ENDEREÇO, E.MAIL, TELEFONES PARA CONTATO).

6- O concorrente deve escrever no próprio CD, com caneta adequada para que não se apague, o título do trabalho e o seu pseudônimo.

7 – Junto com este material deve ser encaminhado um envelope lacrado, identificado externamente apenas com CATEGORIA do(s) texto(s) (conto, crônica ou poesia) inscritos, TÍTULO (S) do(s) trabalho(s) e PSEUDÔNIMO do autor. Internamente, deve conter um documento informando: título(s) e categoria(s) do(s) trabalho(s), pseudônimo, nome completo do autor, nome que deve constar na antologia (em caso de classificação), além de endereço completo do mesmo, telefones e e.mail para contato, números de RG e CPF, bem como um minicurrículo de no máximo 1.000 (mil) caracteres ou 170 palavras.




IV – Da seleção

1 – O julgamento será feito por uma comissão julgadora composta por intelectuais de saber amplamente reconhecido e comprovado em literatura.

2 – A avaliação dos textos será realizada com base nos critérios de adequação ao tema proposto, originalidade, criatividade, qualidade técnica empregada e respeito à limitação de caracteres especificada nos itens 9 e 10, da parte II (Das Condições).

3- As decisões da comissão julgadora serão irrecorríveis.

4 – Serão selecionados 20 (vinte) textos em cada categoria para publicação de uma antologia pela EdUFF.
5 – A classificação final será divulgada em solenidade realizada em dezembro de 2013, em Niterói.


V – Da premiação
1 – O autor classificado em primeiro lugar em cada categoria receberá como prêmio um notebook. A editora se reserva o direito de definir marca e configurações do equipamento. Os vencedores farão jus também ao troféu Itapuca.

2 – A publicação dos textos selecionados se constituirá no prêmio para os primeiros lugares e demais classificados.

3 – Os autores classificados em primeiro lugar em cada categoria receberão 10 (dez) exemplares da antologia; os segundos colocados, 8 (oito); os terceiros, 5 (cinco). Os demais 17 autores selecionados receberão 3 (três) exemplares da coletânea.

4 – Ao inscrever-se, os participantes concordam em ceder os direitos autorais dos textos à EdUFF, para publicação ou divulgação por meio eletrônico.

5 – A EdUFF não será responsável por nenhuma despesa referente ao comparecimento dos participantes à cerimônia de premiação.


VI – Das disposições finais

1 – A Fundação Euclides da Cunha, a Pró-Reitoria de Extensão da UFF e a Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro são os patrocinadores deste concurso.

2 - Após o término do concurso, os textos recebidos não serão devolvidos.

3 – A participação neste concurso implica a aceitação total e irrestrita de todos os itens deste regulamento.

4 - Casos omissos serão resolvidos pela comissão julgadora e organização do concurso.

*
Regulamento (download .docx)

Fonte: Editora UFF


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 disseram:

Clique aqui para disseram
Anônimo
Administrador
24 de maio de 2013 09:41 ×

queria o telefone desse concurso para tirar duvidas meu email é waeta@bol.com.br

Anônimo
Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário