Concurso Literário Caminhos do Fantástico 2013



APRESENTAÇÃO

O CONCURSO LITERÁRIO CAMINHOS DO FANTÁSTICO 2013 é promovido pela Terracota Editora em parceria com o FANTASTICON, e tem como objetivo selecionar contos inéditos, com característica da literatura fantástica, escritos em língua portuguesa, por brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil. Não é permitida a inscrição de menores de 18 anos, bem como de residentes no exterior.



INSCRIÇÕES
1 - Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em prosa.

2 - Os textos inscritos devem ser inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados, nem integralmente e nem em parte. Compreende-se por publicação a edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet, ainda que não possuam número de registro no ISBN.

3 - O autor não precisa ser iniciante, podendo até ter contrato com outras editoras, contanto que tal contrato não seja de exclusividade.

4 – Os originais deverão ser enviados em quatro vias encadernadas separadamente (com grampo ou espira), com folha de rosto, na qual deverão constar apenas o CPF do autor, TÍTULO da obra e um PSEUDÔNIMO (obrigatório). Essas quatro vias devem vir acompanhadas de envelope lacrado contendo a ficha de inscrição, certificado de autoria e comprovante de residência. O anonimato é fundamental para este concurso, a quebra do mesmo resulta na eliminação sem aviso prévio.

5 - O texto deverá ser digitado em apenas um lado da folha, fonte Times New Roman tamanho 12, estilo normal, na cor preta; parágrafo de alinhamento justificado; espaço entrelinhas duplo; todas as margens 2,5 e impressos em papel A4. Os textos que estiverem fora da formatação indicada serão automaticamente desclassificados.

6 – Os documentos que deverão acompanhar a obra, dentro do envelope lacrado (ficha de inscrição, certificado de autoria e comprovante de residência), podem ser encontrados no endereço que segue: http://www.terracotaeditora.com.br

7 - O envelope deverá ser identificado externamente apenas com PSEUDÔNIMO do autor e TÍTULO da obra.

8 - Durante o processo de inscrição, o candidato deverá utilizar o CPF como forma de identificação. A confidencialidade do número de CPF é de responsabilidade do participante. A TERRACOTA não se responsabiliza pelo uso indevido do documento por terceiros.

9 – O livro não poderá ser publicado em nome de Pessoa Física diferente do CPF cadastrado.

10 – Se for verificado que a Pessoa Física se inscreveu com mais de uma obra, as duas obras serão desclassificadas automaticamente.

11 – Todo o contato, após o recebimento da obra, será realizado por e-mail. Alguns e-mails bloqueiam endereços desconhecidos e os encaminham para caixa de SPAM, para evitar o transtorno de perder uma comunicação importante, pede-se que o candidato adicione o email editora@terracotaeditora.com.br , na sua lista de e-mails confiáveis.

12 - A obra enviada deverá ter entre 7.000 (sete mil) e 20.000 (vinte mil) caracteres, contando os espaços. Para tanto, será rigorosamente observada a formatação determinada no item 5.

13 - As inscrições deverão ser feitas até 15 de junho de 2013. A data que constar no carimbo do correio servirá como comprovante de inscrição no prazo determinado.

14 - As obras deverão ser enviadas para o ESPAÇO TERRACOTA – Av. Lins de Vasconcelos, 1886 – CEP: 01538-001 – Vila Mariana – São Paulo/SP. Não serão aceitas obras que o autor queira entregar no local.



mantenha-se atualizado!


JULGAMENTO

15 - As obras inscritas serão analisadas por Comissões Julgadoras compostas por escritores, especialistas em literatura, editores, jornalistas e críticos literários, indicados pela TERRACOTA e pelos organizadores do FANTASTICON.

16 - A Comissão Julgadora final selecionará entre 10 e 20 contos que constituirão uma coletânea a ser lançada em Setembro, durante o FANTASTICON 2013.

Parágrafo único: A editora se vê no direito de adiar tal publicação por quaisquer razão, entre elas caso o número de contos selecionados não chegue ao mínimo necessário para o projeto, ou caso o livro precise de mais prazo para sua finalização. Neste caso, o lançamento ficará para data posterior e será realizado ou em livraria ou no Espaço Terracota.


17- Os critérios para seleção das obras vencedoras são:
1) A qualidade literária, originalidade e criatividade da obra apresentada;
2) A composição de contos que se enquadrem na definição de conto e literatura fantástica, como pode ser visto nos itens 2 e 3 das DISPOSIÇÕES GERAIS;
3) Respeitar as regras de inscrição dispostas neste regulamento;

18 - A decisão da Comissão será soberana e não suscetível de recurso.


PREMIAÇÃO

19 - O resultado do CONCURSO LITERÁRIO CAMINHOS DO FANTÁSTICO será divulgado em agosto de 2013.

20 - O vencedor terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela Terracota editora, com contrato inicial para uma tiragem de 1.000 (mil) exemplares.

21 - Os autores vencedores terão direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização, a ser dividido entre eles.

22 - A cerimônia de premiação será realizada no FANTASTICON 2013, previsto para setembro de 2013. Podendo ser alterado com prévio aviso ao autor premiado, conforme parágrafo único do item 18.

23 – Todos os gastos do vencedor, que quiser participar do lançamento, com locomoção e estadia são de sua inteira responsabilidade.


DISPOSIÇÕES GERAIS

24 - As inscrições para o CONCURSO LITERÁRIO CAMINHOS DO FANTÁSTICO são gratuitas.

25 - Entende-se por conto a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características estão: a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total. Entende-se por prosa texto que não se vale de versos, ou métrica, em sua composição. Contudo, o autor pode-se valer da mescla de gêneros para composição de sua obra, que será avaliada do mesmo jeito.

26 – Entende-se por literatura fantástica textos que fogem ao realismo estrito, tomando como referência o Realismo do século do século XIX. A partir desse ponto de vista, toma-se o Fantástico no seu sentido amplo, tendo por base: narrativas ficcionais que possuem elementos não explicados pela lógica da nossa realidade e por isso, em alguns casos, precisam de lógicas próprias para compreensão. Agrupam-se três subgêneros: ficção científica, fantasia e horror.

27 - É vetada a participação de todos os envolvidos no processo de julgamento do concurso, bem como seus cônjuges, companheiros, parentes em até segundo grau.

28 - Será de responsabilidade do autor o compromisso de que o texto é inédito. Caso seja constatada sua publicação, a inscrição será anulada.

29 - Não serão aceitas inscrições de obras póstumas.

30 - A coautoria não será aceita.

31 - Será permitida a inscrição de obra cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.

32 - Nenhuma obra enviada será devolvida. Autores não selecionados, não serão contatados pela editora. A não ser diante da necessidade de esclarecer alguma dúvida sobre a inscrição.

33 – A divulgação do resultado do prêmio será feito pelos sites da TERRACOTA e do FANTASTICON.

34 - Ao se inscrever no CONCURSO LITERÁRIO CAMINHOS DO FANTÁSTICO 2013, o candidato estará automaticamente concordando que conhece e aceita integralmente os termos deste Edital.






*

Fonte: Regulamento


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário