Prêmio Literário Augusto dos Anjos

#RESULTADO!!

Sete livros inéditos de autores paraibanos serão publicados pelas Edições Funesc. Os títulos foram selecionados pelo Prêmio Literário Augusto dos Anjos 2013, por meio de seleção feita por uma comissão julgadora especializada na área literária. A previsão é que os livros premiados sejam publicados nos próximos meses. Serão impressos 500 exemplares de cada título, dos quais, 300 ficarão para o autor e 200 para a distribuição da Funesc.

As obras vencedoras são: na categoria Conto, “Cudegrude: Catombo”, de Ailton Ramalho e “Os ratos amestrados fazem acrobacias ao amanhecer”, de Políbio Alves. Na Poesia, o contemplado é “Mistrais”, de Anna Apolinário.

O gênero Cordel estreia no Prêmio das Edições Funesc com a publicação de “A história na visão de um pervertido sexual”, de Paulo Gracino, e “Cangacionário”, de Gil Hollanda. Outra categoria nova no Prêmio é Quadrinhos. Os escolhidos foram “Cantilena”, com texto original de Sérgio de Castro Pinto e ilustrações de John Monteiro, e“Árvores”, de Val Fonseca.Não foram selecionadas obras nos gêneros Romance, Infanto-juvenil, Infantil e Crônica.

A comissão julgadora responsável pela seleção foi formada por Rinaldo de Fernandes (escritor e professor universitário), para avaliação das obras inscritas no gênero Romance; Sérgio de Castro Pinto (poeta e professor universitário), para avaliação das inscritas em Poesia; Manoel Monteiro (cordelista) para avaliação das inscritas em Cordel; André Ricardo Aguiar (escritor), para avaliação das obras inscritas no gênero Infantil; Henrique Magalhães (quadrinista e professor universitário), para avaliação das obras inscritas no gênero Quadrinhos; Antônio Mariano (escritor), para avaliação das obras inscritas no gênero Crônica; David Barbosa (escritor e artista plástico) para avaliação das obras inscritas no gênero Contos.

O Prêmio Literário Augusto dos Anjos tem a finalidade de estimular a criação e a divulgação de obras de autores paraibanos no âmbito da literatura e dos quadrinhos, bem como dar oportunidade de revelar e reconhecer talentos existentes nos municípios da Paraíba através da publicação de seus trabalhos.

detalhes no site do Governo da Paraíba


Obs.: Artigo 1 - Estão habilitados a concorrer ao Prêmio Literário Augusto dos Anjos autores paraibanos, ou que aqui residam há mais de cinco anos, com obras inéditas nas categorias acima referendadas, sem qualquer restrição temática.


O Governo do Estado da Paraíba e a Secretaria do Estado da Cultura, por intermédio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), tornam público que estão abertas as inscrições para o Prêmio Literário Augusto dos Anjos nos gêneros Romance, Poesia, Infanto-juvenil, Infantil, Conto, Crônica, Cordel e Quadrinhos.


DOS OBJETIVOS

O Prêmio Literário Augusto dos Anjos tem a finalidade de estimular a criação e a divulgação de obras de autores paraibanos no âmbito da Literatura e dos quadrinhos, bem como oportunizar, revelar e reconhecer talentos existentes no âmbito de todos os municípios do Estado da Paraíba através da publicação de seus trabalhos. O Prêmio, em forma de publicação livresca, é também uma ação de resgate das Edições FUNESC.




DOS PARTICIPANTES

Artigo 1 - Estão habilitados a concorrer ao Prêmio Literário Augusto dos Anjos autores paraibanos, ou que aqui residam há mais de cinco anos, com obras inéditas nas categorias acima referendadas, sem qualquer restrição temática.

Artigo 2 - É vetada a participação de funcionários do Governo do Estado da Paraíba.


DA INSCRIÇÃO

Artigo 3 - O prazo para o recebimento das obras tem início no dia 10 (dez) de Junho de 2013 e será encerrado no dia 09 (nove) de Agosto de 2013. Para as inscrições postadas via Correios, até o último dia do prazo da inscrição, será considerada a data registrada no carimbo postal.

Artigo 4 - Cada candidato poderá inscrever somente uma obra no gênero literário de sua escolha.

Artigo 5 - Obras de literatura Infantil devem necessariamente vir acompanhadas com suas respectivas ilustrações finalizadas, sendo o livro infantil caracterizado mais por sua mensagem visual do que literária.

Artigo 6 - As obras de literatura infanto-juvenil deverão ser inscritas com suas respectivas ilustrações finalizadas (se as contiverem).

Artigo 7 - As obras da categoria quadrinhos (ou arte sequencial), em preto e branco e/ou coloridas, devem ser inscritas completamente finalizadas.

Artigo 8 - Todas as ilustrações dos textos inscritos na categoria Infanto-juvenil deverão ser enviadas no tamanho 15x21cm e com resolução em 300 dpi. As ilustrações do livro Infantil deverão ser realizadas com a mesma medida e resolução no sentido horizontal.

Artigo 9 - Os candidatos deverão encaminhar seus originais, pessoalmente ou via Correios, para o seguinte destinatário:

PRÊMIO LITERÁRIO AUGUSTO DOS ANJOS
Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC)
Diretoria de Desenvolvimento Artístico Cultural
Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho
CEP 58.042-100, João Pessoa, PB

Artigo 10 - A inscrição deverá ser feita em uma única embalagem contendo dois envelopes, sendo um com duas cópias da obra e outro, rigorosamente lacrado, com os dados pessoais do autor, conforme as especificações abaixo:

Envelope 1: Utilizar no remetente um nome fictício (pseudônimo), título da obra e gênero artístico-literário escolhido. No interior do envelope deverá conter 03 (três) cópias impressas do original no formato A4, fonte Times New Roman tamanho 12 (doze), espaçamento 1,5 (um e meio), para os casos de obras inscritas nos gêneros Poesia, Conto, Crônica, Romance, e Infanto-juvenil, devendo os textos digitados terem no máximo 80 (oitenta) laudas escritas para os referidos gêneros, contendo o livro infanto-juvenil no máximo 10 (dez) páginas ilustradas. Para livros inscritos na categoria Quadrinhos o número de páginas se limitará a 20 (vinte), devidamente ilustradas em preto e branco e/ou coloridas, e também 20 (vinte) páginas para o livro Infantil, devidamente ilustradas na horizontal, não podendo o texto infantil exceder o limite de 05 (cinco) linhas no mínimo e 08 (oito) linhas no máximo por página. A folha de rosto do texto inscrito deve conter somente o título da obra, o gênero a que concorre e o pseudônimo do(a) autor(a).

Envelope 2 (lacrado): Utilizar no remetente o mesmo nome fictício (pseudônimo) do Envelope 1, título da obra e gênero literário, porém seu interior deverá conter a Ficha de Inscrição (ANEXO 1), onde deverão constar todas as informações de identificação: pseudônimo, nome completo, nome artístico, título da obra, gênero literário, endereço residencial, telefone, e-mail, cópias de RG e CPF e breve currículo para efeito de divulgação, em caso de premiação da obra inscrita (ANEXO 2), e dois cd’s com os arquivos do texto inscrito.

Artigo 11 - Não serão aceitas inscrições cujo pseudônimo possa identificar os nomes verdadeiros dos candidatos e nem qualquer texto interno ou externo que possibilite o reconhecimento autoral.

Artigo 12 - Não será cobrada taxa de inscrição.



mantenha-se atualizado!


DA PREMIAÇÃO

Artigo 13 - Serão selecionadas 10 (dez) obras a serem publicadas pelas Edições FUNESC, conforme os seguintes gêneros e quantidades:


Romance: 01
Poesia: 02
Conto: 01
Crônica: 01
Infantil: 01
Infanto-juvenil: 01
Quadrinhos: 01
Cordel: 02


Artigo 14 - A Comissão Julgadora poderá não conceder premiações dentro da quantidade estabelecida acima e deixar de contemplar qualquer gênero, apresentando a devida justificativa sobre sua decisão de premiar ou não os selecionados.

Artigo 15 – Serão impressos 500 (quinhentos) livros de cada categoria, sendo 1.000 (mil) de Poesia e 1.000 (mil) de Cordel, 500 (quinhentos) por títulos. Os candidatos premiados receberão 300 (trezentos) exemplares de sua obra, a título de direitos autorais em forma de produto, ficando a FUNESC isenta de posterior pagamento por direitos desta natureza. O saldo remanescente, 200 (duzentos) exemplares de cada título, será de responsabilidade distributiva da FUNESC, não cabendo aos autores interferências de qualquer natureza durante a produção e distribuição das obras premiadas, salvo aquelas previstas no artigo 22 (vinte e dois).

Artigo 16 - A FUNESC terá um prazo de até 12 (doze) meses para a edição e publicação das obras, a contar da divulgação dos autores selecionados, podendo prorrogar os lançamentos dos livros, no total ou em parte, para qualquer data dentro do prazo estabelecido neste artigo.


DA COMISSÃO JULGADORA

Artigo 17 - As obras inscritas serão avaliadas por pessoas de destaque no contexto artístico cultural do Estado e/ou do país.

Artigo 18 - Os membros do júri serão escolhidos de acordo com suas afinidades por gênero artístico literário avaliado.

Artigo 19 - A Comissão Julgadora deliberará os vencedores com total independência e em plena liberdade de critério, considerando a qualidade técnica e relevância estético-cultural das obras, por maioria dos votos de seus membros, cabendo, em caso de empate, ao Presidente da Comissão Julgadora, que coordenará os trabalhos, o voto de qualidade.

Artigo 20 - A Comissão Julgadora atribuirá o Prêmio Literário Augusto dos Anjos às obras que considerar de destacados méritos artístico-literários, devendo essa escolha ser devidamente fundamentada, considerando o valor das obras inscritas avaliando não somente o conteúdo, mas também a forma gramatical vigente dos textos, fazendo as devidas anotações com lápis vermelho nos textos originais a fim de identificar o volume de erros (segundo especificações constantes nos ANEXOS 03A e 03B), os quais acarretarão perda de pontos na avaliação final.

Parágrafo único: Cada membro da Comissão Julgadora deverá elaborar um parecer final sobre as obras selecionadas e premiadas e anexá-las aos textos analisados, devendo enviá-lo também para literatura.funesc@gmail.com

Artigo 21 - As decisões da Comissão Julgadora não serão suscetíveis de apelos, devendo ser anunciadas até 11 (onze) de outubro de 2013.

Artigo 22 - A Coordenação de Literatura e Memória Cultural da FUNESC ficará responsável pela leitura e revisão final das obras premiadas, podendo convocar seus autores para ajustes técnicos finais nas obras (caso necessários) antes de enviá-las para impressão, determinando datas e prazos intransferíveis a participações dos autores neste processo, segundo cronograma de trabalho (ANEXO 04), não sendo possível a prorrogação das datas estabelecidas à presença dos autores na Coordenação, ficando a critério da mesma a feitura da revisão final das obras dos autores faltosos.

Artigo 23 - Os nomes dos membros integrantes da Comissão Julgadora só serão publicados após a divulgação do resultado do concurso.


DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Artigo 24 - Os originais inscritos poderão ser devolvidos aos seus autores até um prazo de 90 (noventa) dias após a divulgação dos resultados, mas a FUNESC não se responsabilizará por devolução através de postagem. Os candidatos não classificados poderão requisitar a devolução, pessoalmente e portando documentos pessoais, na Coordenação de Literatura e Memória Cultural da FUNESC.

Artigo 25 - A data e o local da entrega dos prêmios serão posteriormente divulgados pelas mídias.

Artigo 26 - O cronograma pode vir a sofrer mudanças em virtude da reforma a ser realizada no Espaço Cultural.

Artigo 27 - Os autores selecionados poderão ser convidados a participar de lançamentos itinerantes pelo Estado.

Artigo 28 - A inscrição no Prêmio Literário Augusto dos Anjos implica a aceitação do presente regulamento.


João Pessoa, 10 de Junho de 2013.




*

Fonte: Regulamento e fichas de inscrições Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc)


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário