1º Concurso Cultural de Novos Talentos da Literatura




Este é um concurso cultural denominado “1º Prêmio Novos Talentos da Literatura Fnac – Categoria Contos”, realizado pela F. BRASIL LTDA., Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1485 – 4º e 5º andares – Torre Norte – Bloco B – Pinheiros – São Paulo/SP Inscrição no CNPJ/MF/N° 02.634.926/0002-45 (doravante “Fnac”) e Editora E dISTRIBUIDORA Novo Século lTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o nº. 04.643.820.0001-52, com I.E. registrada sob o nº. 492.443.501.112, com sede na Alameda Araguaia, nº 2190 11º andar – CJ 1111 , Alphaville Industrial, na cidade de Barueri/SP, CEP: 06455-000 (doravante “Editora Novo Século), ambas doravante “Organizador”, não estando subordinada a qualquer modalidade de álea, sorte, risco ou pagamento pelos concorrentes, nem vinculação destes ou de seu contemplado a aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, sendo dispensada da autorização prevista no Artigo 1º da Lei 5.768/71, nos termos do Artigo 3º, II, da Lei 5.768/71 e Artigo 30, do Decreto 70.951/72.


A. Do Concurso

A Fnac e a Editora Novo Século estão promovendo o 1º Concurso Cultural de Novos Talentos da Literatura – categoria Contos (o “Concurso”). O Objetivo é incentivar autores iniciantes e promover o contato destes com o público.

A participação no Concurso é gratuita. Podem participar do Concurso todas as pessoas físicas residentes no Brasil e que tenham mais de 16 (dezesseis) anos. Os participantes menores de 18 anos deverão apresentar autorização dos pais ou responsáveis, no caso de serem ganhadores.

Cada candidato poderá concorrer somente com a apresentação de 1 conto de tema livre, com no máximo 3.000 (três mil) palavras.



B. Da Premiação

A premiação para os 10 melhores contos será a edição de um livro exclusivo intitulado Fnac Novos Talentos da Literatura – Categoria Contos, além de sua divulgação nas mídias sócias, através dos canais das organizadoras. Os contos selecionados também serão divulgados no blog fnac (blog.fnac.com.br). Além do livro editado e publicado, os vencedores ganharão 10 (dez) livros Fnac Novos Talentos da Literatura – Categoria Contos da Editora Novo Século.


C. Das Condições e Informações]

A inscrição do conto que participará do Concurso deverá ser feita no período de 22 de setembro de 2013 a 31 de Outubro de 2013. O interessado deverá ler e concordar com este regulamento. Em seguida, deverá preencher corretamente o formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico blog.fnac.com.br. O formulário e o conto devem ser enviados para o email fnacnovostalentos@fnac.com.br, em formato pdf. No ato de envio da inscrição o participante receberá uma mensagem de confirmação, o que não o desobriga de cumprir todas as normas deste regulamento. Caso qualquer irregularidade seja identificada pela comissão julgadora ou pelos organizadores, a inscrição será cancelada.

As organizadoras do Concurso não se responsabilizam pela correção dos dados fornecidos pelo participante no ato da inscrição no Concurso.

É vedada a participação de funcionários de empresas relacionadas, seus agentes, subsidiárias, promotores ou distribuidores dos canais ou quaisquer pessoas diretamente envolvidas com este concurso, assim como autores e contos já publicados.

Especificações Técnicas para entrega do material
Fonte: Times New Roman.
Tamanho de fonte (corpo): 12.
Espaçamento entrelinhas: 1,5.
Alinhamento: justificado.
Recuo de parágrafo: padrão Word de primeira linha (1,75cm).
Tamanho do papel: A4.
Margens: padrão Normal do Word (superior de 2,5cm; inferior de 2,5cm; esquerda de 3,0cm; direita de 3,0cm).
Formato do arquivo: PDF.
15.000 como número máximo de caracteres, com espaços.



mantenha-se atualizado!



E. Julgamento e resultados

Toda e qualquer decisão tomada pela Comissão Julgadora será irrecorrível e soberana.

O júri será realizado em duas etapas. Na primeira etapa, o conselho editorial da Editora Novo Século selecionará 30 contos finalistas. A segunda etapa de avaliação elegerá os 10 melhores contos entre os 30 finalistas, e a comissão julgadora será formada por: André Vianco (escritor), Luiz Vasconcelos (Presidente do grup Novo Século) e Pedro Paulo Senna Madureira (editor).

Os contos serão avaliados de acordo com seguintes quesitos:: Trama, Estilo e Originalidade. Estes também serão utilizados na avaliação dos 30 contos finalistas, que receberão notas de 8.0 a 10.0 para cada um dos quesitos. Caso haja empate, o critério de desempate será definido pela maior nota do primeiro quesito avaliado, e assim por diante.

A seleção dos 10 melhores contos será divulgada no dia 04 de dezembro, no endereço eletrônico blog.fnac.com.br. Os organizadores poderão alterar a data de divulgação do resultado deste Concurso em virtude de caso fortuito e/ou força maior. Em caso de extensão do prazo de avaliação, esta informação juntamente com o novo cronograma serão informados aos participantes no endereço eletrônico blog.fnac.com.br

Os autores dos 10 contos selecionados serão premiados com a publicação do livro Fnac Novos Talentos da Literatura – Categoria Contos que conterá todos os contos selecionados, além de um kit com 10 (dez) livros Fnac Novos Talentos da Literatura – Categoria Contos da Editora Novo Século.

A premiação é pessoal e intransferível; sua negociação ou substituição por outra espécie de bens ou serviços não será admitida, assim como sua conversão em dinheiro.

O lançamento do livro Fnac Novos Talentos da Literatura – Categoria Contos ocorrerá em abril de 2014. Data e local do evento de lançamento serão divulgados no endereço eletrônico blog.fnac.com.br.

Os autores premiados receberão um convite para o evento de lançamento do livro, com direito a 04 (quatro) acompanhantes. As organizadoras não se responsabilizam pela passagem, alimentação e hospedagem dos autores para participação no evento de lançamento.

A participação no presente Concurso Cultural é gratuita.

Os autores autorizam o uso e veiculação do seu nome pela Fnac e pela Editora Novo Século ou por terceiros por elas autorizados, inclusive para fins comerciais e de divulgação.

O nome dos vencedores serão divulgados nas redes sociais Fnac e em outros meios eleitos pelas organizadoras. Os vencedores, desde já, autorizam a utilização de sua imagem para divulgação do resultado do Concurso.

Os Prêmios são pessoais e intransferíveis, não se responsabilizando as organizadoras por eventuais restrições que qualquer um dos participantes vencedores possam ter para aceitação, uso e/ou fruição dos mesmos. Os Prêmios não poderão ser convertidos em dinheiro e, caso não possam ser recebidos pelos participantes vencedores, independentemente da razão, estes perderão o direito ao seu respectivo recebimento.

Os participantes vencedores isentam as organizadoras de qualquer responsabilidade por dano patrimonial e/ou moral decorrente da participação nesse Concurso, ou que tenha como causa a aceitação ou o uso e fruição dos Prêmio a que façam jus na forma deste Regulamento.


F. Obrigações dos Participantes

Os participantes e os contemplados deste Concurso declaram, desde já, serem autores do conteúdo enviado, não tendo cometido plágio ou qualquer outra forma de apropriação autoral vedada por lei, assumindo total e exclusiva responsabilidade a respeito de todas e quaisquer eventuais reivindicações de terceiros pelo uso indevido de seus respectivos direitos de autor.

Ao mesmo tempo, cedem às organizadoras, sem quaisquer ônus, custo ou remuneração todos os direitos autorais pertinentes à obra participante deste Concurso (a “Obra”), para fins de publicação de sua primeira edição, limitada a 1.000 (hum mil) exemplares e sua respectiva divulgação, por qualquer meio.

As organizadoras se reservam o direito de requerer documentos que identifiquem os autores dos contos vencedores ou quaisquer outros que julgarem pertinentes para a entrega dos prêmios e publicação do texto, sob pena de desclassificação.


G. Disposições finais

Quaisquer dúvidas, divergências ou situações não previstas neste Regulamento serão julgadas e decididas de forma soberana e irrecorrível pela Comissão Julgadora ou pelas organizadoras.

A participação neste Concurso, por meio do envio de conto e de formulário de inscrição, implica no conhecimento e total aceitação plena deste Regulamento.

O participante será excluído automaticamente do Concurso em caso de fraude ou violação de direitos autorais de terceiros, respondendo civil e criminalmente pelos atos ilícitos que vier a praticar.

As organizadoras não serão responsáveis por inscrições/postagens perdidas, atrasadas, enviadas erroneamente, incompletas, incorretas, inválidas ou imprecisas.

O presente Regulamento poderá ser alterado e/ou o Concurso suspenso ou cancelado, sem aviso prévio, por motivo de força maior ou por qualquer outro motivo que esteja fora do controle das organizadoras e que comprometa a sua realização de forma a impedir ou modificar substancialmente a sua condução como originalmente planejado.

Os participantes, ao participarem do Concurso, manifestam sua total concordância com as regras deste e também concordam em ceder os materiais enviados gratuita e irrevogavelmente às empresa organizadoras, com direito de manipulação, concordando em assinar os recibos e cessões para tal efeito, sempre que necessário, inclusive aqueles relativos a direitos patrimoniais de autor, incluindo os direitos morais e/ou de propriedade intelectual, em seu todo ou em parte, sob pena de desclassificação, respeitado o disposto na cláusula 20 acima. As organizadoras terão o direito ilimitado de utilizar toda a informação sem a obrigatoriedade de notificar ou entregar qualquer contraprestação ao participante que as enviou, respeitado o disposto no item 20 acima. Os contos devem ser apenas material de autoria e iniciativa própria do participante, sendo vedada a assistência de qualquer tipo, inclusive de terceiros.

Serão desclassificados do concurso os contos de conteúdo ofensivo, calunioso, difamatório, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas, com linguagem grosseira, obscena ou pornográfica.

Se o prêmio não estiver disponível por qualquer razão relevante, poderá ser substituído por outro equivalente ou similar a exclusivo critério das organizadoras.

A simples participação neste concurso exclusivamente cultural implicará no total e integral reconhecimento das condições e aceitação irrestrita deste Regulamento, bem como presumir-se-á a condição de que o contemplado não possui qualquer impedimento fiscal, legal ou outro que o impeça de receber e/ou usufruir os prêmios concedidos.

Todos os casos não previstos nas normas deste regulamento serão resolvidos diretamente pela Fnac e pela Editora Novo Século.
Aplica-se a este Concurso, incluindo, mas sem se limitar à sua divulgação, condução, às participações e à premiação, a legislação brasileira e fica eleito o foro Central da Comarca de São Paulo para dirimir quaisquer controvérsias oriundas do presente Regulamento.



*

Fonte: http://blog.fnac.com.br


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

4 disseram

Clique aqui para disseram
Anônimo
Administrador
9 de outubro de 2013 21:15 ×

Só o tempo que a pessoa levou organizando esta "bíblia" de regulamento já custearia um incentivo de premiação em dinheiro... Podem falar o que quiserem, mas a maioria dos autores iniciantes pensa e age como eu (até porque não devem "viver de escrever"): participam apenas de concursos com premiação em dinheiro... Cleber.

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
25 de outubro de 2013 21:08 ×

Acredito que a iniciativa do concurso é positiva. Penso que o que me fez tomar a decisão de não participar é o fato de receber em troca dos meus direitos autorais 10 exemplares de uma obra em que meu texto poderá fazer parte. Abrir mão de um bom texto, perder o direito sobre ele é algo muito improvável, mesmo para aqueles que estão iniciando. Nada e nem quantia nenhuma é suficiente para um autor ceder a sua produção literária ou propriedade cultural quanto mais "aqueles relativos a direitos patrimoniais de autor". Seria muito interessante que os organizadores pensassem sobre isso para o próximo ano. Descobrir novos talentos não é sinônimo de descobrir autores que desconhecem seus direitos.
Atenciosamente!

Responder
avatar
Anônimo
Administrador
29 de outubro de 2013 12:10 ×

gente... acho um absurdo esses concursos. quando vi fiquei empolgado mas conforme fui lendo o edital fui brochando. o que eles querem é pegar a tua criação, usar como bem entenderem e não te pagar um tostão por isso! 10 livros que caso dê alguma treta eles não serão nem obrigados a te dar... que coisa mais triste... só sendo muito trouxa pra participar desse concurso.

Responder
avatar
Juliana Ladeira
Administrador
1 de novembro de 2013 00:14 ×

Viver para escrever é bem melhor que viver para participar de.concursos para iniciantes. Não é só um grande prêmio que faz um grande escritor, mas sim, uma grande história. Se quer deixar de ser iniciante, aconselho a cobiçar maturidade e humildade em vez de grana.

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário