Concurso Literário - Cultura Solidária




O I Concurso Literário - Cultura Solidária - Campanhas de prevenção e combate ao câncer, iniciativa desenvolvida pelo Movimento Ciranda de Escritores em parceria com a ONCOSOLIDÁRIA e apoio técnico da Editora Selo Off Flip de Paraty tem como objetivo incentivar o fomento à leitura e escrita, oportunizando o reconhecimento de novos talentos literários e, ainda, desenvolver novos conceitos ou idéias que sirvam à promoção do fenômeno social de conscientização coletiva.

Artigo 1º. Podem participar brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no Brasil.

Artigo 2º. As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 31 de novembro de 2013 a 30 de maio de 2014.

mantenha-se atualizado!
Artigo. 3º. Apenas serão admitidos textos em língua portuguesa.

Artigo 4º. A manifestação de interesse em participar do concurso deve ser feita através de carta endereçada a coordenação da Ciranda de Escritores, através de correspondência eletrônica (e-mail: cirandadeescritores@gmail.com), onde o interessado deverá indicar a (as) modalidade(s) em que pretende concorrer.

Artigo 5º. Cada participante poderá se inscrever dentro de uma das modalidades do concurso através da apresentação de textos ou imagens que deverão ser inéditos e originais.

Das Modalidades do Concurso

São modalidades literárias do I Concurso - Cultura Solidária: Contos, Crônicas e Poesias
São modalidades artísticas do I Concurso – Cultura Solidária: Desenho e Ilustração

Da Escolha dos Temas
Conto – Vivência e Superação – Texto no estilo de narrativa sobre a história de superação de pessoas que venceram o desafio da doença.

Crônica – Pequenas ações, grandes desafios – Texto em estilo livre que deve servir de base para a construção de novas ações
de prevenção ao câncer.

Poesia – O dom da vida – Texto em estilo poético que retrata a força interior do ser humano através de exemplos de superação.

Desenhos – Relacionados as três propostas literárias descritas acima.

Ilustração - Exclusivamente sobre o tema Vivência e Superação que deverá servir de capa da obra a ser publicada.


Artigo 6º. Não há limite de inscrição. O candidato pode participar simultaneamente em qualquer das modalidades previstas neste concurso.

Artigo 7º. O participante poderá se utilizar de pseudônimo ou nome artístico, se o desejar, sendo vedado o anonimato.

Artigo. 8º. Após a confirmação da participação no concurso o candidato deverá remeter os textos e imagens de sua autoria para a coordenação da Ciranda de Escritores, através de correspondência eletrônica (e-mail: cirandadeescritores@gmail.com).

Artigo 9º. Todos os trabalhos deverão ser enviados até o dia 30 de abril de 2014.

Artigo. 10º. No ato da inscrição, o participante autoriza automaticamente os organizadores do concurso a utilizar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio, internet e material impresso em geral, o conteúdo do texto ou imagem enviadas a comissão do concurso, respeitando-se a propriedade intelectual do autor
do trabalho.

Artigo. 11º. Os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, espaço simples, com o máximo de 100 palavras (poesia), 500 palavras (crônicas) e 1200 palavras (conto).

Artigo. 12º. Os textos não poderão:

a) Causar danos materiais ou morais a terceiros;
b) Conter dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação a prática de crimes;
c) Constituir ofensa à liberdade e à crença;
d) Revestir-se de conteúdo que implique discriminação ou preconceito de raça, cor,
etnia ou condição sócio-cultural;
e) Fazer propaganda eleitoral;
f) Ter sido produzido por terceiros.

Artigo 13. Serão selecionados 20 (vinte) contos, 20 (vinte) crônicas, 20 poesias, 03 (três) desenhos e 01 (uma) ilustração.


Da Seleção dos Textos

Os textos e imagens selecionados neste concurso serão editados e publicados em formato de livro pelo Selo Off Flip / Ciranda de Escritores e deverá ser lançado durante a próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), em agosto de 2014.

Artigo 14º. Fica a critério da comissão organizadora e eventuais patrocinadores o estabelecimento de premiações aos autores vencedores do concurso.

Artigo 15º. A publicação deverá ter seu lançamento oficial durante a próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), em agosto de 2014.

Artigo 16º. Os melhores textos e imagens selecionados serão divulgados em jornais, mídias eletrônicas e/ou revistas especializadas, enquanto material de apoio a campanhas de prevenção e combate ao câncer.

Artigo 17º. Não poderão concorrer os membros da comissão julgadora e organizadores do concurso.

Artigo 18º. A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas.

Artigo 19º. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do concurso.

Artigo 20º. O lançamento nacional do concurso acontecerá em 27 de novembro de 2013




Marco Provazzi
Movimento Ciranda de Escritores
Assessoria de Comunicação e Marketing Social



*

Fonte: ENSP - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 disseram

Clique aqui para disseram
Noédson Santos
Administrador
28 de maio de 2014 12:14 ×

Estou um pouco confuso em relação a data de submissão dos textos.
No artigo 2º, fala-se em 30 de maio, porém, o artigo 9º diz que a data seria até 30 de abril.
Vocês poderiam me ajudar?

Responder
avatar
Wellington souza
Administrador
29 de maio de 2014 20:32 ×

Boa noite, Noédson

Segundo o artigo Artigo 4º. "A manifestação de interesse em participar do concurso deve ser feita através de carta endereçada a coordenação da Ciranda de Escritores, através de correspondência eletrônica (e-mail: cirandadeescritores@gmail.com), onde o interessado deverá indicar a (as) modalidade(s) em que pretende concorrer. " Pelo o que entendi, você deve enviar um email manifestando interesse no concurso e somente depois enviar os trabalhos. De qualquer maneira, escreva para os organizadores, eles poderão de explicar melhor.

Abraço e boa sorte!!

Wellington Souza
Editor do site Concursos Literários

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário