Prêmio Literário A Matriz da Palavra – O negro em prosa e verso


*PRORROGADO ATÉ 20/ABRIL

A Litteris Editora, uma empresa com 25 anos de mercado, baseada na cidade do Rio de Janeiro, tem sua história marcada pelos livros publicados e lançados de inúmeros novos autores, nomes oriundos dos quatro cantos do nosso país.

Conhecida, sobretudo pelos seus concursos e prêmios literários, a Litteris Editora, promove agora um dos maiores projetos já feito por ela e com uma envergadura singular, pois este que é seu prêmio de número 600, está totalmente voltado para o combate ao preconceito racial, um perverso e danoso mal que ainda habita o nosso país.

Através de todos os gêneros literários, o concorrente, amador ou profissional, de qualquer raça, poderá escrever um texto cujo tema deverá OBRIGATORIAMENTE enfocar o homem negro dentro do universo no qual está inserido, ao longo dos séculos, pontuando sua história, marcada por lutas e vitórias, onde se registram tristezas e alegrias.

Cada participante poderá concorrer com até duas obras, em qualquer gênero literário, com até (60) sessenta linhas, cada uma. As obras deverão ser enviadas somente língua portuguesa.

As inscrições estarão abertas até o dia 30 de março de 2014.

As obras deverão ser enviadas digitadas, juntamente com o nome completo do concorrente, endereço de correspondência e telefone de contato, por uma das três opções, seguintes: pelo e-mail concursos@litteris.com.br , para a sede da Editora, na Av. Presidente Vargas, 962, grupo 1411 – Centro – 20071-002- Rio de Janeiro – RJ ou para a Caixa Postal 150 – 20001-970 – Rio de Janeiro – RJ.


mantenha-se atualizado!
Os prêmios serão:

• 1º Lugar – A edição da obra premiada no livro A Matriz da Palavra – O Negro em Prosa e Verso, 20 exemplares do livro, 1 (um) exemplar autografado do livro O Negro em Prosa, Verso e Imagem de Sonia Alves, troféu Zumbi dos Palmares e certificado.

• 2º Lugar – A edição da obra premiada no livro A Matriz da Palavra – O Negro em Prosa e Verso, 15 exemplares do livro, 1 (um) exemplar autografado do livro O Negro em Prosa, Verso e Imagem de Sonia Alves, troféu Nelson Mandela e certificado.

• 3º Lugar – A edição da obra premiada no livro A Matriz da Palavra – O Negro em Prosa e Verso, 10 exemplares do livro, 1 (um) exemplar autografado do livro O Negro em Prosa, Verso e Imagem de Sonia Alves, troféu Lima Barreto e certificado.

O resultado será enviado através de cartas a partir o mês de abril de 2014, para todos os participantes classificados ou não.

O livro-antologia A Matriz da Palavra – O Negro em Prosa e Verso, será lançado no mês de novembro de 2014, em data ainda a ser agenda e comunicada aos integrantes da citada obra.


Os jurados de reconhecido renome são:

Jurema Batista: Destaque como mulher negra na política brasileira. Formada em Português e Literatura pela Universidade Santa Úrsula (RJ). Foi eleita deputada estadual e durante seu mandato na Assembleia Legislativa (Alerj), presidiu a Comissão de Combate à Discriminação de Etnia, Religião e Procedência Nacional. Em 2005 foi uma das 1000 mulheres do mundo indicadas para ganhar o Nobel da Paz. É autora da lei que garante 40% de negros na propaganda oficial do município, bem como, autora do Diploma Zumbi dos Palmares na Alerj e do Disque Discriminação na mesma casa. Atualmente é Subscretária de Inclusão Produtiva (SMS) da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

Rosa Marya Colin: Cantora e atriz, com inúmeros trabalhos de sucesso na música, teatro e TV, como: California Dreamin/Summertime II, entre outras. No teatro fez parte da primeira montagem de Hair e Noviças Rebeldes. Na TV, integrou o elenco do Sítio do Picapau Amarelo, como Tia Anastácia, Hoje é Dia de Maria, Força Tarefa, Ciranda de Pedra, Sinhá Moça, Ti ti ti, Fina Estampa, Subúrbia, entre outras.

Dover Manifold: Cantor e compositor, filho do lendário cantor Cy Manifold. Conhecido por sua voz perfeita, capaz de trazer a lembrança, nomes como Nat King Cole, Ray Charles, Johnny Mathis, Sinatra, entre outros. Fez parte do musical Anos Dourados – Parece que foi ontem e Remember – Relembrando Canções Inesquecíveis. Lançou o CD Remember. Cantou nas principais casas de espetáculos do Rio de Janeiro e fez show em vários países do mundo.

Déo Garcez: Ator de cinema, teatro e TV. Formado pela Faculdade de teatro Dulcina de Moraes e Casa de Artes de Laranjeiras (CAL). No teatro integrou as peças: O Bem Amado, Flicts, Barrela, As Criadas, entre outras. No cinema: Brasília 18% e O Outro Lado da Rua. Na TV, fez parte do elenco de A Escrava Isaura, Mandacaru, O Cravo e a Rosa, recentemente Carrossel no SBT. Foi um dos destaques na novela Xica da Silva, como o mucamo Paulo, na extinta TV Manchete.

Lázaro Gabriel N. Alves: Formado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestrado em Geografia pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do RJ. Pesquisador Colaborador junto ao Projeto Central: Pesquisas Arqueológicas no interior do Estado da Bahia. Especialista em História da África e do Negro no Brasil. Atualmente é Coordenador de oficinas culturais no Projeto Cultural Onde Tudo Começou do Ministério da Cultura.

Artur Rodrigues: escritor, editor e produtor. Editor geral da Litteris Editora. É membro do Conselho Cultural do Instituto Funjor, espaço que agrega talentos de todas as áreas da cultura, e que objetiva preservar a memória cultural brasileira.Tem oito livros publicados.

release: Artur Rodrigues

Editor Geral e fundador da Litteris Editora, lançou-se como escritor com o livro “O que me veio à mente”. Hoje é um escritor que tem mais de 50.000 exemplares vendidos.



*

Fonte: litteris.com.br


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário