17° Prémio Literário Fernando Namora



1. Está aberto concurso para atribuição do “Prémio Literário Fernando Namora”, instituído pela Estoril-Sol em 1988 e que realiza, este ano, a sua 17ª edição.

2. Este Prémio destina-se a galardoar uma obra de ficção (romance ou novela), de autor português, editada em 2013, desde que o escritor não tenha sido premiado nas três edições anteriores.

3. Por se considerar fora do seu âmbito, não serão admitidas a concurso publicações especialmente dirigidas a públicos infantis ou infanto-juvenis. O Prémio não poderá, também, ser atribuído a título póstumo.

4. O “Prémio Literário Fernando Namora”, tem, no presente ano, o valor de € 15.000 (quinze mil euros).

5. O Júri terá como presidente de honra o escritor e ensaísta Vasco Graça Moura, a quem caberá o voto de qualidade em caso de empate na votação, e será constituído por representantes das seguintes instituições: DGLAB - Direcção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas; APCL – Associação Portuguesa de Críticos Literários; APE - Associação Portuguesa de Escritores; CNC – Centro Nacional de Cultura, além de duas personalidades independentes de reconhecido mérito e de representantes da Estoril-Sol.

6. As decisões do Júri serão registadas em acta e em livro próprio, não sendo admitidas abstenções, atribuição do prémio ex-aequo ou Menções Honrosas.

mantenha-se atualizado!
7. Para participar na 17ª edição deste Prémio, deverão ser enviados 9 (nove) exemplares das obras concorrentes, em correio registado, ou serem entregues, por protocolo, até 31 de Maio de 2014, no seguinte endereço: “Prémio Literário Fernando Namora” – Gabinete de Imprensa da Estoril-Sol – Casino Estoril – Av. Dr. Stanley Ho – 2765-190 Estoril.

§ Único – Os exemplares das obras submetidas à apreciação do Júri não serão devolvidos.

8. Os romances publicados em 2013 podem ser apresentados a concurso pelos seus autores, suas editoras ou outras entidades. Está vedado o concurso às obras da autoria dos elementos que venham a integrar o Júri.

9. Em reunião preliminar, o Júri poderá elaborar e divulgar uma short-list das cinco obras concorrentes que seleccionar com vista ao apuramento do vencedor.

Tendo consciência de que o simples facto de figurarem nessa short-list representará uma excelente ocasião de chamada de atenção para as obras nela incluídas, o Júri poderá também promover uma iniciativa de apresentação e discussão públicas das razões de mérito literário que levaram à elaboração da escolha em causa, sem que isso envolva a assunção de qualquer compromisso
quanto à deliberação final.

As edições subsequentes da obra premiada deverão referenciar, em lugar destacado do volume ou em cinta exterior, o “Prémio Literário Fernando Namora” bem como a Estoril-Sol, empresa patrocinadora.

10. A Sociedade Estoril-Sol, bem como as outras entidades representadas no Júri, e outras ainda cuja agregação seja considerada útil, empenhar-se-ão no sentido de apresentação da obra vencedora em iniciativas promocionais da Cultura e da edição portuguesa, no País e no estrangeiro.

11. Caberá à Estoril-Sol proceder à revisão do Regulamento sempre que tal seja necessário.

12. As questões omissas neste Regulamento serão resolvidas pelo Júri e das suas decisões não haverá recurso.



Contactos: Tel: 21 466 78 20/78 98 | Fax: 21 466 79 90
e-mail: gabimprensa.cestoril@estoril-sol.com


*

Fonte: Estoril-Sol


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário