Concurso “Histórias de Trabalho” 2014


1. INSCRIÇÕES

1.1. Gratuitas e abertas ao público em geral.

1.2. Período: 07 de abril a 23 de maio de 2014.
1.3. Cada participante poderá inscrever apenas 1 (um) trabalho em cada uma destas categorias:
• Histórias Verdadeiras
• Histórias Inventadas
• Poesia
• Ensaio Acadêmico
• Histórias em Quadrinhos / Cartum
• Fotografia

1.4. As inscrições poderão ser feitas de três formas:

1.4.1. Pessoalmente na CLL: cada candidato deverá entregar 4 (quatro) cópias de cada trabalho inscrito e informar os dados para preenchimento da ficha de inscrição (anexo 1). No caso das categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos / Cartum, será entregue apenas um exemplar de cada trabalho e os dados de identificação exigidos na ficha de inscrição (anexo 1). As inscrições serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Coordenação do Livro e Literatura (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus. Porto Alegre - RS).

1.4.2. Via correio: cada candidato deverá enviar 4 (quatro) cópias de cada trabalho e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). No caso das categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, será enviado apenas um exemplar de cada trabalho e a ficha de inscrição preenchida (anexo 1). A postagem deverá ser efetuada até o dia 12 de maio (será considerada a data do carimbo dos Correios), para o seguinte endereço:
Concurso Histórias de Trabalho
Coordenação do Livro e Literatura
Av. Erico Verissimo, 307 – 90160-181
Bairro Menino Deus • Porto Alegre/RS

1.4.3. Pela Internet: cada candidato deverá enviar o arquivo (em formato Word ou PDF) de cada trabalho inscrito e preencher a ficha de inscrição disponível no site da Prefeitura de Porto Alegre. Essa modalidade de inscrição não contempla as categorias Fotografia eHistórias em Quadrinho/Cartum. As inscrições serão aceitas até as 18 horas (horário de Brasília) do dia 16 de maio: após este horário, o acesso será bloqueado. Os trabalhos inscritos no site serão impressos pela Procempa (Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre).

1.5. No trabalho, deverá constar apenas o título e a categoria em que o trabalho deve ser considerado. Após a inscrição, a equipe da Coordenação do Livro e Literatura os identificará pelo número de inscrição. Não serão aceitos trabalhos que identifiquem nome e/ou pseudônimo do autor.

1.6. Os trabalhos inscritos deverão ser inéditos (jamais publicados em veículo impresso ou eletrônico), com exceção das categorias Fotografia e Histórias em Quadrinhos/Cartum, cujos trabalhos não selecionados em edição anterior deste Concurso podem ser reinscritos.

1.7. Não haverá devolução dos trabalhos inscritos, que passarão a constituir o acervo do concurso, mesmo se não classificados.

1.8. A seleção dos trabalhos implica em automática autorização, por parte do autor, para publicação no livro “Coletânea Histórias de Trabalho / 2014”.

1.9. A lista dos trabalhos inscritos (número de inscrição, título e categoria) será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre.

1.10. É vedada a participação dos funcionários ativos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, conforme a Lei Complementar Nº 133/85 / Estatuto dos Funcionários Públicos do Município. Incluem-se neste impedimento os ocupantes de cargos em comissão (CCs), contratados, estagiários, servidores terceirizados e funcionários de autarquias. Funcionários aposentados não estão sujeitos a tal restrição, podendo participar normalmente deste concurso.

1.11. Os trabalhos que não atenderem às normas acima estabelecidas serão automaticamente desclassificados.


2. CATEGORIAS

2.1. Histórias Verdadeiras: textos que trazem as memórias do trabalhador. O autor poderá contar a sua história ou narrar algo que tenha tomado conhecimento. Os textos, em fonte tamanho 12, não deverão ultrapassar o limite de 10 (dez) páginas digitadas ou 15 (quinze) manuscritas, tendo como parâmetro a folha tamanho ofício ou A4.

2.2. Histórias Inventadas: contos que tenham como tema central ou cenário uma situação de trabalho. . Os textos, em fonte tamanho 12, não deverão ultrapassar o limite de 10 (dez) páginas digitadas ou 15 (quinze) manuscritas, tendo como parâmetro a folha tamanho ofício ou A4.

2.3. Poesia: o mundo do trabalho retratado através da linguagem poética. Não há limite de versos ou páginas, observando-se a folha em tamanho ofício ou A4).

2.4. Ensaio Acadêmico: textos originários de dissertações, teses, monografias e/ou pesquisas de cunho analítico e acadêmico sobre questões relativas ao trabalho no Brasil. O conteúdo, com limite de 35 páginas, deverá ser digitado em folha de papel ofício ou A4 no formato vertical e em fonte Arial ou Times New Roman tamanho 12, com espaçamento delinha 1,5. Para as citações longas e notas de rodapé, fonte tamanho 10 (conforme as normas da ABNT).

2.5. Histórias em Quadrinhos / Cartum: não poderá ultrapassar 4 (quatro) páginas.

2.6. Fotografia: cenas de trabalho em imagens coloridas ou em preto-e-branco, sem dimensão específica.
2.6.1. As fotos em que apareçam pessoas passíveis de identificação só poderão ser publicadas mediante a concordância do fotografado. A obtenção do termo de autorização é de responsabilidade exclusiva do autor.
2.6.2. Se não for possível a autorização escrita do fotografado, o autor deverá apresentar uma justificativa por escrito à Comissão Organizadora do concurso, que a aceitará ou não, com base na legislação vigente. Em caso de aprovação, o autor automaticamente assume a exclusiva responsabilidade por possíveis ressarcimentos e indenizações.
2.6.3. É vedada a fotografia de crianças e adolescentes, em face da proibição de exploração do trabalho do menor, nos termos do art. 7° (XXXIII) da Constituição Federal de 1988.


3. SELEÇÃO

3.1. Resguardado o anonimato dos autores, os trabalhos serão avaliados por 18 (dezoito) especialistas em Literatura, Artes Visuais e representantes de movimentos sindicais e populares. Os jurados poderão ser remunerados de acordo com a disponibilidade orçamentária da Secretaria Municipal da Cultura.

3.2. A Comissão de Seleção adotará como critérios gerais de avaliação: criatividade, ineditismo e qualidade do trabalho, sob os pontos de vista estético e de normas linguísticas.

3.2.1. Os critérios específicos de avaliação para cada categoria serão:

HISTÓRIAS INVENTADAS E HISTÓRIAS VERDADEIRAS
a) fidelidade ao tema proposto (o trabalho);
b) clareza ao comunicar a história;
c) diversidade dos temas/ofícios;
d) interesse para o leitor (seja pela situação contada ou pelo modo como narrada)
e) qualidade do texto (ortografia, normas da língua oral e escrita, estilo).

ENSAIO ACADÊMICO
a) fidelidade ao tema “Trabalho”;
b) clareza da dissertação;
c) adequado embasamento teórico;
d) interesse para o leitor;
e) qualidade do texto (estilo, ortografia, normas da língua oral e escrita).

POESIA
a) fidelidade ao tema “Trabalho”;
b) criatividade;
c) ineditismo;
d) qualidade do texto (estilo, ortografia, normas da língua oral e escrita).

FOTOGRAFIA E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS / CARTUM
a) fidelidade ao tema “Trabalho”;
b) criatividade;
c) ineditismo;
d) qualidade estética.

3.2.2 A Comissão Julgadora atribuirá a cada trabalho uma pontuação em escala de “1” a “5” para cada critério supracitado, sendo que a nota mínima, “1”, deverá ser atribuída ao critério que menos se adequar aos objetivos deste concurso e a nota máxima, “5”, àquele que melhor se adequar ao mesmo. Serão selecionados os trabalhos que atingirem os maiores valores no somatório de pontos. Caso nenhum trabalho atinja patamar suficiente de qualidade em determinada categoria, o júri poderá decidir pela premiação de um menor número de trabalhos ou mesmo de nenhum.

3.2.3 As pontuações não serão divulgadas. A decisão do Júri é soberana e alicerçada pelos critérios que balizam a sua escolha.

3.2.4 Os textos deverão ser digitados em folha de papel ofício ou A4, em formato vertical e com limite de 35 páginas, espaçamento de linha “1,5” e fonte Arial ou Times New Roman em tamanho 12 e em fonte 10 no caso de citações longas e notas de rodapé (normas da ABNT). Na categoria “Poesia”, não há limite de versos ou páginas, observando-se porém a folha em tamanho ofício ou A4.


mantenha-se atualizado!
4. PREMIAÇÃO

4.1. Os trabalhos selecionados nas seis modalidades serão premiados com a publicação no livro “Coletânea Histórias de Trabalho / 2014”.
4.1.1 Dez por cento (10%) da tiragem total (número de exemplares) da primeira edição do livro será dividido em partes iguais entre os autores selecionados, como cota de autor, a título de pagamento de direitos autorais.

4.2. Serão selecionados para integrar o livro “Coletânea Histórias de Trabalho / 2014”: 10 (dez) Histórias Verdadeiras, 10 (dez) Histórias Inventadas, 10 (dez) Poesias, 1 (um) Ensaio Acadêmico, 5 (cinco) Histórias em Quadrinhos / Cartum e 10 (dez) Fotografias.

4.3. A comissão organizadora não se responsabiliza por problemas de revisão de dados cadastrais de participantes cuja ficha de inscrição apresente informações incompletas.

4.4. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora.

OBS: As fotos e textos enviados serão utilizados, exclusivamente, para divulgação do evento em jornais, revistas e sites interessados em repercutir jornalisticamente o concurso, bem como em exposições e num possível livro a ser editado com as melhores imagens. Os trabalhos não farão parte de qualquer tipo de banco de imagens para comercialização nem serão utilizados para fins de publicidade, exceto com autorização por escrito do autor e/ou detentor dos direitos patrimoniais e morais sobre a obra.


5. RECURSOS

5.1. Os interessados poderão impugnar este Edital em até 5 (cinco) dias úteis antes da abertura das inscrições, com base na Lei 8666/93, artigo 41. Solicitações com essa finalidade devem ser protocoladas na Coordenação do Livro e Literatura, mesmo endereço das inscrições (haverá no local um formulário específico). Perderá o direito de impugnar o presente Regulamento quem não o fizer no prazo previsto. Os inscritos, portanto, estarão automaticamente em concordância com os termos deste Regulamento.

5.1.2. Da decisão da Comissão que inabilitar inscrições apresentadas (em razão de documentos apresentados em desconformidade com as exigências), caberá recurso administrativo em 5 (cinco) dias úteis, a contar da publicação do resultado no Diário Oficial de Porto Alegre e mediante protocolo na Coordenação do Livro e Literatura. O recurso apresentado será julgado no prazo de até 5 (cinco) dias úteis.


6. CRONOGRAMA DA 21ª EDIÇÃO DO CONCURSO

6.1. Inscrições: 7 de abril a 23 de maio de 2014.

6.2. Seleção: primeira quinzena de agosto de 2014.

6.3. Divulgação do resultado: segunda quinzena de agosto de 2014.

6.4. Lançamento do livro: em dia a confirmar, durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.


7. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

7.1. As despesas decorrentes deste concurso correrão por conta da dotação orçamentária nº 1003-2429-2429339036


8. INFORMAÇÕES

8.1. Informações sobre o concurso poderão ser obtidas pelos telefones (51) 3289-8071/ 3289-8072 / 3289-8074, pelo e-mail cll@smc.prefpoa.com.br ou pelo sitewww.portoalegre.rs.gov.br/smc. Ou ainda pessoalmente, na Coordenação do Livro e Literatura: Av. Erico Verissimo, 307, Bairro Menino Deus, Porto Alegre/RS.


Porto Alegre, 7 de abril de 2014.



Roque Jacoby
Secretário Municipal da Cultura



ANEXOS NO REGULAMENTO


*

Fonte: Coordenação do Livro e Literatura


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário