Prêmio Literário Rubem Alves




O Prêmio Literário Rubem Alves integra a programação da 15ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece entre os dias 14 e 21 de junho de 2015. As inscrições ficam abertas até o dia 31 de março. Os vencedores de cada categoria levam para casa leitores digitais, smartphones, tablets e livros.

Dividido em duas categorias, o Prêmio já é tradição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Neste ano, uma novidade vai atrair ainda mais alunos de Ribeirão Preto: a modalidade Desenho passa a integrar o concurso dentro da modalidade Estudantil, esta exclusiva para alunos das redes pública e privada de ensino de Ribeirão Preto. A outra modalidade é a Adulto, aberta a qualquer pessoa no país, maior de 18 anos.

CONFIRA O REGULAMENTO NA ÍNTEGRA:

PRÊMIO LITERÁRIO “RUBEM ALVES” - 15ª FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO


DO CONCURSO

1. O Prêmio Literário da Feira do Livro, criado pela Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), é uma realização da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, através da Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Fundação Instituto do Livro, Comitê PROLER de Ribeirão Preto e das instituições privadas Fundação Feira do Livro e da Academia Ribeirãopretana de Letras, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União Brasileira de Escritores/RP, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

2. Foi nomeada, por meio de Portaria, uma comissão responsável pela organização do Concurso.

3. O Concurso divide-se em duas Categorias: Estudantil Municipal (Escolas Públicas e/ou Privadas), e Adulto que será realizado em âmbito nacional. Os homenageados da 15ª Feira do Livro são: patrono: Chalim Savegnago; país: Brasil; autor: Mário de Andrade; autora infanto-juvenil: Ruth Rocha; autor da terra: Divo Marino; educador: Rubem Alves. Os temas foram determinados focando os homenageados.


Da Categoria Estudantil

4. A Categoria Estudantil divide-se em 03 (três) modalidades: Desenho, Poema e Conto.


Da Modalidade Desenho Infantil

5. Poderão participar do Concurso Estudantil Municipal, na modalidade Desenho, alunos matriculados no município de Ribeirão Preto, na faixa etária de até 10 (dez) anos.

(detalhes no regulamento)



Da Modalidade Conto Estudantil

23. Poderão participar do Concurso Estudantil Municipal, na modalidade Conto, alunos matriculados no município de Ribeirão Preto de 14 (catorze) a 17 (dezessete) anos.

(detalhes no regulamento)



Da Categoria Adulto

32. A Categoria Adulto divide-se em 04 (quatro) modalidades: Crônica, Conto, Poema e Ensaio.


Da Modalidade Crônica Adulto

33. Poderão participar da categoria adulto, modalidade Crônica, pessoas a partir de 18 (dezoito) anos, que sejam moradores no Brasil.

34. O tema é “Chegou a hora de realizar o Brasil”.

35. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

36. O trabalho deve ter no máximo 02 (duas) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma.

37. Os trabalhos devem ser apresentados em 1 (um) CD e em 04 (quatro) vias, datilografadas ou digitadas em letra Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, em papel A4, de um lado só do papel, contendo apenas o título, o pseudônimo e o texto.

38. O participante deverá colocar o CD e as 04 (quatro) vias do trabalho num envelope grande, e por fora escrever: Categoria Adulto, Modalidade Crônica e o pseudônimo.

39. Dentro desse envelope grande, incluir outro menor, lacrado, contendo externamente apenas o pseudônimo e o título da Crônica e internamente o título do trabalho, nome e endereço completos, telefone, cópias do RG e do comprovante de residência.

40. Os trabalhos poderão ser inscritos pessoalmente ou pelo correio, no seguinte endereço: Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto - Prêmio Literário da Feira do Livro - Centro Cultural Palace - rua Álvares Cabral, 322 - 1º andar - esquina com rua Duque de Caxias - Ribeirão Preto- SP - CEP 14010-080 - Telefone para contato: (16) 3931-6004.



Da Modalidade Conto Adulto

41. Poderão participar da categoria adulto, modalidade Conto, pessoas a partir de 18 (dezoito) anos, que sejam moradores no Brasil.

42. O tema é “Chegou a hora de realizar o Brasil”.

43. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

44. O trabalho deve ter no máximo 03 (três) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma.

45. Os trabalhos devem ser apresentados em 1 (um) CD e em 04 (quatro) vias, datilografadas ou digitadas em letra Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, em papel A4, de um lado só do papel, contendo apenas o título, o pseudônimo e o texto.

46. O participante deverá colocar o CD e as 04 (quatro) vias do trabalho num envelope grande, e por fora escrever: Categoria Adulto, Modalidade Conto e o pseudônimo.

47. Dentro desse envelope grande, incluir outro menor, lacrado, contendo externamente apenas o pseudônimo e o título do Conto e internamente o título do trabalho, nome e endereço completos, telefone, cópias do RG e do comprovante de residência.

48. Os trabalhos poderão ser inscritos pessoalmente ou pelo correio, no seguinte endereço: Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto - Prêmio Literário da Feira do Livro - Centro Cultural Palace - rua Álvares Cabral, 322 - 1º andar - esquina com a rua Duque de Caxias - Ribeirão Preto -SP - CEP 14010-080 - Telefone para contato: (16) 3931-6004.


Da Modalidade Poema Adulto

49. Poderão participar da categoria adulto, modalidade Poema, pessoas a partir de 18 (dezoito) anos, que sejam moradores no Brasil.

50. O tema é “Chegou a hora de realizar o Brasil”.

51. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

52. O trabalho deve ter no mínimo 03 (três) versos e máximo de 50 (cinquenta) versos.

53. Os trabalhos devem ser apresentados em 1 (um) CD e em 04 (quatro) vias, datilografadas ou digitadas em letra Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, em papel A4, de um lado só do papel, contendo apenas o título, o pseudônimo e o texto.

54. O participante deverá colocar o CD e as 04 (quatro) vias do trabalho num envelope grande, e por fora escrever: Categoria Adulto, Modalidade Poema e o pseudônimo.

55. Dentro desse envelope grande, incluir outro menor, lacrado, contendo externamente apenas o pseudônimo e o título do Poema e internamente o título do trabalho, nome e endereço completos, telefone, cópias do RG e do comprovante de residência.

56. Os trabalhos poderão ser inscritos pessoalmente ou pelo correio, no seguinte endereço: Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto - Prêmio Literário da Feira do Livro - Centro Cultural Palace - rua Álvares Cabral, 322 - 1º andar - esquina com rua Duque de Caxias - Ribeirão Preto- SP - CEP 14010-080 - Telefone para contato: (16) 3931-6004.



Da Modalidade Ensaio Adulto

57. Poderão participar da categoria: Adulto, modalidade Ensaio, pessoas a partir de 18 (dezoito) anos, que sejam moradores no Brasil.

58. O tema é “A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente”.

59. As obras devem ser inéditas, entendendo-se assim que os trabalhos inscritos não tenham sido publicados, sob qualquer forma, independente de sua finalidade.

60. O trabalho deve ter no mínimo 06(seis) laudas e máximo de 30 (trinta) laudas, com 30 (trinta) linhas cada uma.

61. Os trabalhos devem ser apresentados em 1 (um) CD e em 04 (quatro) vias, datilografadas ou digitadas em letra Fonte Arial, tamanho 12, espaço 1,5, em papel A4, de um lado só do papel, contendo apenas o título, o pseudônimo e o texto.


62. O participante deverá colocar o CD e as 04 (quatro) vias do trabalho num envelope grande, e por fora escrever: Categoria Adulto, Modalidade Ensaio e o pseudônimo.

63. Dentro desse envelope grande, incluir outro menor, lacrado, contendo externamente apenas o pseudônimo e o título do Ensaio e internamente o título do trabalho, nome e endereço completos, telefone, cópias do RG e do comprovante de residência.

64. Os trabalhos poderão ser inscritos pessoalmente ou pelo correio, no seguinte endereço: Fundação Instituto do Livro de Ribeirão Preto - Prêmio Literário da Feira do Livro - Centro Cultural Palace - rua Álvares Cabral, 322 - 1º andar - esquina com rua Duque de Caxias - Ribeirão Preto-SP - CEP 14010-080 - Telefone para contato: (16) 3931-6004.

Das Inscrições

65. As inscrições deverão ser feitas no período de 23/02/15 a 31/03/15. Para os trabalhos remetidos pelo correio, será considerada a data da postagem.

66. O material recebido que não obedecer às regras estabelecidas no presente regulamento será automaticamente desclassificado.

67. Cada participante poderá inscrever-se apenas com um trabalho em cada modalidade.

68. Não poderão inscrever-se nesse Concurso pessoas direta ou indiretamente ligadas à organização do mesmo.





Do Julgamento


69. O julgamento será realizado por profissionais escolhidos pela Comissão Organizadora.


70. O resultado será divulgado a partir do dia 01/06/2014, nos sites: www.ribeiraopreto.sp.gov.brwww.feiradolivroribeirao.com.br e nos meios de comunicação em geral.


71. Os trabalhos não serão devolvidos e não haverá cessão dos mesmos, ou seja, os direitos sobre o conteúdo dos trabalhos continuarão com seus respectivos autores.



Da Premiação

72. A premiação será realizada no dia 14/06/15 - sábado, às 11h. O horário e local serão divulgados na revista com a programação da 15ª Feira do Livro de Ribeirão Preto.

73. Os prêmios serão gentilmente cedidos pela Fundação Feira do Livro de Ribeirão Preto, inscrita no CNPJ sob nº 06.124.765/0001-10, com sede na Rua Mariana Junqueira, 33 - 1º andar, Cep: 14015-010 Ribeirão Preto/SP.



Sobre os prêmios


74. Para a Categoria Estudantil Infantil, Modalidade Desenho, o prêmio para o 1º lugar será 1 (um) Leitor Digital de Livros - Modelo LEV com luz + Capa Protetora e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 2º lugar será 1 (um) smartphone e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 3º lugar será 1(um) Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e um 01(um) dicionário. O(A) professor(a) orientador(a) do(a) aluno(a) premiado(a) no 1ª lugar receberá um Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’,Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz.

75. Para a Categoria Estudantil, Modalidade Poema, o prêmio para o 1º lugar será 1 (um) Leitor Digital de Livros - Modelo LEV com luz + Capa Protetora e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 2º lugar será 1 (um) smartphone e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 3º lugar será 1(um) Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e um 01(um) dicionário. O(A) professor(a) orientador(a) do(a) aluno(a) premiado(a) no 1ª lugar receberá um Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz.


76. Para a Categoria Estudantil, Modalidade Conto, o prêmio para o 1º lugar será 1 (um) Leitor Digital de Livros - Modelo LEV com luz + Capa Protetora e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 2º lugar será 1 (um) smartphone e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 3º lugar será 1(um) Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e um 01(um) dicionário. O(A) professor(a) orientador(a) do(a) aluno(a) premiado(a) no 1ª lugar receberá um Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz.

77. Para a Categoria Adulto, Modalidade Crônica, o prêmio para o 1º lugar será 1 (um) Leitor Digital de Livros - Modelo LEV com luz + Capa Protetora e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 2º lugar será 1 (um) smartphone e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 3º lugar será 1(um) Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e um 01(um) dicionário.


78. Para a Categoria Adulto, Modalidade Conto, o prêmio para o 1º lugar será 1 (um) Leitor Digital de Livros - Modelo LEV com luz + Capa Protetora e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 2º lugar será 1 (um) smartphone e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 3º lugar será 1(um) Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e um 01(um) dicionário.


79. Para a Categoria Adulto, Modalidade Poema, o prêmio para o 1º lugar será 1 (um) Leitor Digital de Livros - Modelo LEV com luz + Capa Protetora e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 2º lugar será 1 (um) smartphone e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 3º lugar será 1(um) Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e um 01(um) dicionário.


80. Para a Categoria Adulto, Modalidade Ensaio, o prêmio para o 1º lugar será 1 (um) Leitor Digital de Livros - Modelo LEV com luz + Capa Protetora e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 2º lugar será 1 (um) Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e 01(um) dicionário; o 3º lugar será 1(um) Tablet Wind Tt-2725 Preto, tela 7’’, Wi-Fi, Android 4.2, 8Gb, Dual Core 1Ghz e 1 (um) Kit contendo 03 (três) livros e um
01(um) dicionário.



Disposições Gerais

81. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora, cujas decisões são soberanas e irrecorríveis.

82. As obras não selecionadas entre as 3 (três) em cada categoria serão incineradas.




*

Fonte: regulamento


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário